O que é

A Terapia (ou Psicoterapia) Online e a Presencial ( e as principais diferenças entre as resoluções do ano de 2018 e de 2012 do CFP – Conselho  Federal de Psicologia):

Psicoterapia Online

Assim como a Psicoterapia Presencial (aquela realizada em consultório) a Terapia ou Psicoterapia Online, também trabalha questões emocionais e psicológicas de modo aprofundado e em processo contínuo, sem limitação de número de sessões. A única diferença é que ela é realizada através do internet, geralmente via WhatsApp ou Skype ou outro aplicativo dotado de criptografia, utilizando-se para isso um computador ou mesmo um dispositivo móvel(notebook, celular ou tablet). Eventualmente ela pode ser realizada também via email ou mensagens de texto (método cada vez menos encontrado).

A Terapia ou Psicoterapia Online observa o mesmo rigor técnico da Psicoterapia Presencial e também as determinações expressas no Código de Ética do profissional Psicólogo. A resolução de número 11 de 11 de maio de 2018 do CFP-Conselho Federal de Psicologia, reconheceu a efetividade da Psicoterapia Online, sem limite de número de sessões, desde que seja praticada por profissional credenciado por aquele Conselho Federal. Embora esse reconhecimento seja bem posterior ao de vários países, que já praticam a Terapia Online, essa resolução mais recente passou a viabilizar o atendimento de centenas de milhares de pessoas, que não contam com nenhum tipo de assistência psicológica em muitas regiões do Brasil e mesmo do exterior.

Atenção: para conduzir  Terapia Online, não basta ser Psicólogo com registro no CRP (Conselho Regional de Psicologia). O Psicólogo também tem que ter credenciamento e-Psi , emitido pelo CFP(Conselho Federal de Psicologia). Se você estiver interessado nesta modalidade de Terapia(Online), confira se o profissional que o atenderá está devidamente credenciado.

Aqui no OnlyOnline, através do credenciamento de número 20168, emitido pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), nós temos autorização para  fazer Psicoterapia(Terapia) à distância.

Atendimento psicológico ou Orientação psicológica

Apenas a título de informação, antigamente os atendimentos psicológicos (Orientação, Aconselhamento e Terapia) eram regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia,  através da  anterior Resolução CFP Nº 011/2012 . Da mesma forma, eles seguiam as mesmas regras e obrigações éticas do Atendimento Presencial, porém tinham limitação do número de sessões (eram 20).

Visando o atendimento de uma queixa específica, breve e pontual, esta modalidade de prestação de serviço psicológico Online, é um atendimento realizado através do internet, geralmente via WhatsApp ou Skype, utilizando-se computador ou mesmo um dispositivo móvel (notebook, celular ou tablet), sendo permitido até 20 sessões (síncronas ou assíncronas).

Realizada por um psicólogo devidamente regularizado, o Atendimento ou Orientação Psicológica Online é uma alternativa para pessoas que buscam um apoio psicológico pontual em momentos de dificuldades emocionais em sua vida pessoal, familiar ou profissional, além de ser uma opção eficaz e confortável para quem tem dificuldades de deslocamento, limitações com horários ou mesmo que residam no exterior.

A diferença entre o Atendimento ou Orientação Psicológica Online e a Psicoterapia (tanto Online quanto a Presencial) é que primeiro visa um trabalho de apoio focado sobre uma queixa específica e com limite de 20 sessões.

O  Atendimento ou Orientação Psicológica Online não é recomendada para pessoas com distúrbios psicológicos graves ou com acentuado descontrole emocional. Para esses casos é indicado a Psicoterapia Presencial.

Caso, durante o processo de orientação, seja identificado que o cliente necessita de um acompanhamento psicoterapêutico mais longo, este será orientado a buscar o atendimento psicológico presencial. Se for identificada a necessidade de orientação de profissionais de outras categorias (médicos, nutricionistas, etc), o cliente receberá o devido encaminhamento também.