O que é

O Que é o Atendimento ou Orientação Psicológica Online comparadas às Psicoterapias Presencial e OnLine ?

Atendimento psicológico ou Orientação psicológica

Visando o atendimento de uma queixa específica, breve e pontual, esta modalidade de prestação de serviço psicológico Online, é um atendimento realizado através do internet, geralmente via Skype, utilizando-se computador ou mesmo um dispositivo móvel (notebook, celular ou tablet), sendo permitido até 20 sessões (síncronas ou assíncronas). Sendo  regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (clique aqui para ver a íntegra da Resolução CFP Nº 011/2012) e segue as mesmas regras e obrigações éticas do Atendimento Presencial.

Realizada por um psicólogo devidamente regularizado, o Atendimento ou Orientação Psicológica Online é uma alternativa para pessoas que buscam um apoio psicológico pontual em momentos de dificuldades emocionais em sua vida pessoal, familiar ou profissional, além de ser uma opção eficaz e confortável para quem tem dificuldades de deslocamento, limitações com horários ou mesmo que residam no exterior.

A diferença entre o Atendimento ou Orientação Psicológica Online e a Psicoterapia Presencial é que o primeiro visa um trabalho de apoio focado sobre uma queixa específica e com limite de 20 sessões, enquanto a segunda trabalha questões emocionais e psicológicas de modo aprofundado e em processo contínuo, sem limitação de número de sessões.

O  Atendimento ou Orientação Psicológica Online não é recomendada para pessoas com distúrbios psicológicos graves ou com acentuado descontrole emocional. Para esses casos é indicado a Psicoterapia Presencial.

Caso, durante o processo de orientação, seja identificado que o cliente necessita de um acompanhamento psicoterapêutico mais longo, este será orientado a buscar o atendimento psicológico presencial. Se for identificada a necessidade de orientação de profissionais de outras categorias (médicos, nutricionistas, etc), o cliente receberá o devido encaminhamento também.

Psicoterapia Online

Assim como a Psicoterapia Presencial (aquela realizada em consultório) acima definida, a Psicoterapia Online, também trabalha questões emocionais e psicológicas de modo aprofundado e em processo contínuo, sem limitação de número de sessões. A única diferença é que ela é realizada através do internet, geralmente via Skype ou outro aplicativo dotado de criptografia, utilizando-se para isso um computador ou mesmo um dispositivo móvel(notebook, celular ou tablet).

A Psicoterapia Online observa o mesmo rigor técnico da Psicoterapia Presencial e também as determinações expressas no Código de Ética do profissional Psicólogo. A resolução de número 11 de 11 de maio de 2018 do CFP-Conselho Federal de Psicologia, reconheceu a efetividade da Psicoterapia Online, desde que seja praticada por profissional credenciado e com o site certificado pelo próprio CFP, que emite um selo de autorização de funcionamento.