Terapia Cognitivo-comportamental (TCC)
A psicoterapia na perspectiva cognitivo-comportamental é uma abordagem reeducativa e continuamente aprimorada, sendo amplamente utilizada em todo o mundo. Trata-se de uma das modalidades psicoterapêuticas mais estudadas e com eficácia comprovada cientificamente.
O que é a TCC?
A TCC pode ou não ser associada a medicamentos, entretanto, passa a ser a principal forma de terapia quando não há indicação para o uso de medicamento ou este cause efeitos colaterais intoleráveis.
Também é a escolha quando existe impossibilidade clínica para o uso de medicamentos, oferecendo uma alternativa segura e eficaz.
Eficácia Comprovada: Extensos estudos científicos comprovam a eficácia da TCC no tratamento de diversos transtornos psicológicos.
Comportamento Aprendido
Um comportamento disfuncional foi aprendido e pode ser modificado através de novas aprendizagens
Foco em Soluções
Auxilia a modificar a relação entre situações difíceis e reações emocionais habituais
Técnicas Apropriadas
Utiliza técnicas específicas para cada caso, promovendo novas modalidades de reação
Reeducação
Processo reeducativo que ensina novas formas de pensar, sentir e agir
Teoria Comportamental
O pressuposto central da Teoria Comportamental é de que um comportamento disfuncional foi aprendido e pode ser desencadeado por sinais internos e externos associados a ele.
Como Funciona:
A Terapia Comportamental auxilia o indivíduo a modificar a relação entre a situação que está criando dificuldade e a habitual reação emocional e comportamental que ele tem naquela circunstância.
Cognição
A Cognição é um termo amplo que se refere ao conteúdo dos pensamentos e aos processos envolvidos no ato de pensar.